Voltar | Ajuda
     
     Em tempo real  
 Destaques
 Economia
 Educação
 Esportes
 Geral
 Mundo
 Política
 Ciência e Saúde
 Tecnologia e Internet
 Variedades


  VilaBOL
VilaBOL

 
Notícias >
 
Envie esta páginaEnvie esta página

Sexta-feira, 10 de fevereiro de 2006 09h58
Cientistas desenvolvem vacina universal contra gripe
da Efe, em Bruxelas

Um grupo de cientistas europeus tenta desenvolver a primeira vacina universal contra a gripe, que serviria para todas as variedades desse vírus, incluindo no caso de uma possível pandemia causada pela gripe aviária, segundo os especialistas.

O projeto, também financiado pela Comissão Européia (CE, órgão executivo da União Européia) com 1,2 milhão de euros, é desenvolvido por empresas e universidades da Suécia, Holanda, Reino Unido e Bélgica, e a longo prazo poderia erradicar totalmente as infecções por gripe.

A gripe estacional atinge 500 milhões de pessoas no mundo todo a cada ano. Delas, entre 250 mil e 500 mil morrem.

Atualmente, a única forma de se proteger contra esta doença são as vacinas estacionais, que exigem uma nova vacinação a cada ano devido à grande capacidade de mutação do vírus. A vacina universal protegeria contra todas as variantes da gripe que afetam o ser humano, e não obrigaria mudanças em sua formulação todos os anos.

O diretor-geral de Pesquisa da Comissão Européia, Octavi Quintana, disse durante um seminário realizado esta semana pela CE que a indústria farmacêutica está mais interessada em investir nas vacinas estacionais --que protegem contra uma cepa específica-- do que em uma universal, já que a primeira tem vendas fixas garantidas a cada ano.

Para incentivar a pesquisa dessa vacina universal, a CE co-financia este projeto de dois anos de duração, coordenado pela empresa sueca Arexis AB, iniciado em junho passado e que ainda está em fase preliminar, disse o professor Xalier Saelens, da Universidade de Gante (Bélgica).

Saelens disse à imprensa que as vacinas contra a gripe existentes hoje em dia estimulam a imunidade do corpo humano frente às proteínas hemaglutina (M) e neuraminidase (N), que ficam na superfície do vírus.

Essas proteínas têm grande capacidade de mutação, e as vacinas convencionais não têm efeito frente às novas variantes que surgem a cada ano, o que obriga a elaborar novas vacinas. O medicamento já foi testado em ratos que, após sua administração, conseguiram sobreviver a uma infecção letal do vírus.

Os resultados são promissores, mas será preciso vários anos antes de a vacina poder ser testada em pessoas, disse Saelens, que afirmou que a administração seria por via intranasal.

Os responsáveis deste projeto destacam que se a futura vacina der resultado em pessoas, não só ajudará a reduzir os custos econômicos e sociais da gripe, mas garantirá o crescimento e desenvolvimento da indústria européia fabricante de vacinas no mercado mundial.

Leia mais
  • SP pode produzir vacina contra gripe aviária

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre vírus


    Envie esta páginaEnvie esta página

  • Notícias >