Voltar | Ajuda
     
     Em tempo real  
 Destaques
 Economia
 Educação
 Esportes
 Geral
 Mundo
 Política
 Ciência e Saúde
 Tecnologia e Internet
 Variedades


  VilaBOL
VilaBOL

 
Notícias >
 
Envie esta páginaEnvie esta página

Quinta-feira, 16 de fevereiro de 2006 10h10
Cientistas encontram proteína da síndrome de abstinência
da Efe, em Madri

A proteína Orexin A é a responsável pela síndrome de abstinência que atinge os viciados de cocaína, diz uma pesquisa publicada hoje pela revista "Neuron".

Uma equipe liderada pelo neurobiólogo Antonello Bonci descobriu que essa proteína é necessária para o desenvolvimento dos comportamentos provocados pela ânsia de cocaína, e que a síndrome de abstinência pode ser interrompida se a ação dessa substância for bloqueada.

Eles observaram que, em ratos de laboratório, a Orexin A gera o estado necessário no cérebro para o desenvolvimento de comportamentos associados à ânsia de drogas, de modo que a pessoa passa para um "estado de dependência".

A Orexin A é uma substância reguladora liberada pelo hipotálamo lateral do cérebro que atua na VTA (Área Ventral Tegmental), onde surge a dependência às drogas.

O que não se sabia é que este elemento tem um papel-chave no aumento da atividade neuronal associada à dependência de drogas, sobretudo no caso da cocaína.

Os pesquisadores descobriram então que em todos os animais estudados era necessária a presença da Orexin A para tornar o cérebro sensível aos efeitos da cocaína, de forma que, quando este fato acontecia, acontecia um crescimento na atividade dos animais quando recebiam a droga.

Além disso, os pesquisadores conseguiram reverter o estado de dependência do cérebro dos animais através de drogas que bloqueavam a atividade da Orexin A nesta área cerebral, o que, segundo o estudo, "poderia fornecer novas saídas fármaco-terapêuticas" para a dependência da cocaína.

A importância desta descoberta não está apenas na revelação da forma como o cérebro é modificado pela ação da Orexin A durante períodos de abstinência. Entretanto, a descoberta da forma de neutralizar a ação desta proteína "poderia criar caminhos para a busca de remédios contra a dependência".

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre síndrome de abstinência


    Envie esta páginaEnvie esta página

  • Notícias >