Voltar | Ajuda
     
     Em tempo real  
 Destaques
 Economia
 Educação
 Esportes
 Geral
 Mundo
 Política
 Ciência e Saúde
 Tecnologia e Internet
 Variedades


  VilaBOL
VilaBOL

 
Notícias >
 
Envie esta páginaEnvie esta página

Quarta-feira, 29 de março de 2006 16h25
Estudo liga proteína a penetração de tumor nos ossos
da Efe, em Londres

Uma equipe de cientistas da Áustria descobriu o papel crucial desempenhado por uma proteína na penetração dos tumores no tecido ósseo, de acordo com a revista "Nature".

Através do uso de medicamentos para bloquear a proteína, pode ser possível deter a expansão do câncer pelo organismo, afirmaram os pesquisadores da Academia Austríaca de Ciências, dirigidos por Josef Penninger.

Os ossos são terreno fértil para a difusão do câncer e as metástases são responsáveis por mais mortes pela doença do que os tumores primários.

Os cientistas dedicaram seu tempo estudando se o tecido ósseo produz moléculas que estimulam as células cancerosas a se alojarem em seu interior. Eles afirmam, em declarações à "Nature", que descobriram que uma proteína, batizada de RANKL, atua através do receptor RANK, membro da família de receptores que regula a homeostase óssea, sobre as células cancerosas da mama, da próstata e da pele e põem em andamento o processo migratório.

"A citocina RANKL ativa um processo migratório das células do câncer epitelial e do melanoma que atingem o receptor RANK", indica o estudo.

Em um melanoma provocado em um rato de laboratório, os cientistas descobriram que, ao bloquear a ação da proteína RANKL, o tumor não chegava aos ossos. "A neutralização da RANKL gera uma proteção completa frente à enfermidade e a uma forte redução dos tumores nos ossos, embora não em outros órgãos", aponta o estudo.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre proteínas e tumores


    Envie esta páginaEnvie esta página

  • Notícias >