Voltar | Ajuda
     
     Em tempo real  
 Destaques
 Economia
 Educação
 Esportes
 Geral
 Mundo
 Política
 Ciência e Saúde
 Tecnologia e Internet
 Variedades


  VilaBOL
VilaBOL

 
Notícias >
 
Envie esta páginaEnvie esta página

Quarta-feira, 12 de abril de 2006 01h27
Quimioterapia ajuda em câncer de mama não sensível ao estrogênio
da Efe, em Washington

A quimioterapia é benéfica para as mulheres que apresentam câncer de mama que não é estimulado pelo hormônio estrogênio, mas tem resultados muito modestos sobre outros tipos de tumores sensíveis aos hormônios, que são a maioria, revelou um estudo publicado nesta quarta-feira pela revista "Journal of the American Medical Association".

O estudo é baseado na análise de três testes clínicos de tratamentos de câncer de mama, feitos nos últimos 20 anos.

Os pesquisadores do Centro M.D. Anderson de Câncer em Houston (Texas) concluíram que a quimioterapia apresenta melhores resultados nos tumores que são do tipo receptor negativo de estrogênio.

Ainda segundo os mesmos especialistas, embora a quimioterapia tenha avançado muito nas últimas duas décadas, ela continua tendo efeitos muito modestos sobre os tumores do tipo receptor positivo de estrogênio, que são os mais comuns entre as mulheres.

A boa notícia, segundo Donald Berry, principal autor do estudo, é que, para as mulheres com câncer de mama sensível a hormônio, o tratamento com tamoxifeno se mostra eficaz.

"Nossa análise mostra que o tamoxifeno dá bons resultados por vários anos enquanto que, de uma maneira geral, não há progresso algum ou há pouco avanço nos resultados apresentados pela mais moderna quimioterapia para as mulheres com tumores receptor positivo de estrogênio", afirmou.

As mulheres que têm tumores cancerosos habitualmente são tratadas à base de quimioterapia junto com o tamoxifeno, um composto que neutraliza o efeito do estrogênio sobre as células.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre câncer de mama


    Envie esta páginaEnvie esta página

  • Notícias >