Voltar | Ajuda
     
     Em tempo real  
 Destaques
 Economia
 Educação
 Esportes
 Geral
 Mundo
 Política
 Ciência e Saúde
 Tecnologia e Internet
 Variedades


  VilaBOL
VilaBOL

 
Notícias >
 
Envie esta páginaEnvie esta página

Quarta-feira, 03 de maio de 2006 16h40
Vírus da gripe aviária tem 144 variantes, dizem cientistas
da Folha Online

O vírus responsável pela gripe aviária tem ao menos 144 variantes com potencial para causar uma pandemia global desta doença. A informação foi divulgada nesta quarta-feira, em Cingapura, durante um evento realizado para debater o problema.

"É perigoso concentrarmos nosso foco apenas no H5N1. Este vírus, responsável por 113 mortes em todo o mundo, é apenas uma das 144 variantes que representam uma ameaça à saúde", afirmou o cientista Hiroshi Kida, da Universidade de Hokkaido, no Japão.

A diferente combinação de proteínas com o vírus explica a grande quantidade de variantes. "Nenhuma destas combinações pode ser descartada quando consideramos a causa de futuras pandemias", continuou o especialista.

Todas estas variantes, afirma a agência de notícias Reuters, já se manifestaram em patos --mesmo infectados, estes animais muitas vezes não mostram sintomas da doença.

Em 2003, uma epidemia causada pela variante H7N7 infectou 89 pessoas na Holanda e matou uma. Também já houve registros das variantes H9N2, H7N2 e H7N3, entre outras.

Atualmente, a maior preocupação está relacionada ao vírus H5N1 por sua rápida capacidade de propagação --além de matar 113 pessoas, ele já infectou ao menos 200 milhões de aves em todo o mundo.

"Se este vírus causar uma pandemia, será que ele perderá força depois de um tempo [como acontece com alguns tipos de gripe]? Acho que esta é uma possibilidade otimista demais para ser considerada", afirmou o virologista Malik Peiris, também presente no evento de Cingapura.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Entenda como o vírus age no corpo humano
  • Vírus da gripe aviária pode sofrer mutação e causar pandemia

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre a gripe aviária
  • Veja mapa dos países atingidos pela gripe do frango
  • Leia o que já foi publicado sobre a gripe aviária


    Envie esta páginaEnvie esta página

  • Notícias >