Voltar | Ajuda
     
     Em tempo real  
 Destaques
 Economia
 Educação
 Esportes
 Geral
 Mundo
 Política
 Ciência e Saúde
 Tecnologia e Internet
 Variedades


  VilaBOL
VilaBOL

 
Notícias >
 
Envie esta páginaEnvie esta página

Segunda-feira, 15 de maio de 2006 11h42
Antidepressivo Paxil aumenta risco de suicídio, diz estudo
da France Presse, em Washington

O antidepressivo Paxil aumenta os riscos de tendências suicidas entre jovens adultos, informaram na semana passada a FDA (agência norte-americana de medicamentos) e o fabricante britânico GlaxoSmithKline, em uma carta enviada aos médicos.

A FDA determinou que um alerta mais evidente deve constar nas etiquetas das caixas de Paxil (ou Paroxetine) e recomenda que os doentes tratados com este antidepressivo tenham um rígido acompanhamento.

Um estudo com base na análise de 15 mil doentes tratados com Paxil ou com um placebo mostra que houve uma grande freqüência de tendências suicidas entre os usuários deste medicamento, sobretudo entre os jovens de 18 a 30 anos.

Foram constatadas 11 tentativas de suicídio, sem conseqüências fatais, informou a FDA. No grupo tratado com um placebo, apenas uma tentativa de suicídio foi constatada.

Nesta carta, a FDA recomenda "interpretar com prudência" os resultados desses estudos.

John Kraus, responsável pela pesquisa e pelo desenvolvimento da psiquiatria clínica na América do Norte, indicou que o fabricante GlaxoSmithKline continuava a acreditar que as virtudes do Paxil eram maiores que seus riscos.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre tendência suicida


    Envie esta páginaEnvie esta página

  • Notícias >