Voltar | Ajuda
     
     Em tempo real  
 Destaques
 Economia
 Educação
 Esportes
 Geral
 Mundo
 Política
 Ciência e Saúde
 Tecnologia e Internet
 Variedades


  VilaBOL
VilaBOL

 
Notícias >
 
Envie esta páginaEnvie esta página

Quarta-feira, 02 de abril de 2003 22h20
Paulo Coelho lança 11º livro com "carona" na prostituição
da Folha Online

"Onze Minutos", o 11º livro do "mago" Paulo Coelho, 56, chega às lojas de todo o país hoje com um título especial: é a primeira obra que ele lança desde que foi eleito para a cadeira 21 da ABL (Academia Brasileira de Letras).

O novo livro trata de uma jovem prostituta brasileira decepcionada com os padrões afetivos e sexuais que conhece, que tornam utopia a idéia de relação de corpo e alma entre duas pessoas e a impedem de sonhar com um bom futuro.

O livro é baseado em uma história verídica, mas não é uma biografia. Durante uma tarde de autógrafos em 2000 em Genebra, o escritor diz ter conhecido uma mulher que trabalhava em boates da cidade, cujo nome era Maria.

Os livros de Paulo Coelho já foram traduzidos para 56 idiomas e venderam quase 54 milhões de exemplares em 150 países.

Ele foi atrás dela e de outras mulheres que se prostituem na noite, procurando mais histórias de vida. De acordo com o autor, para escrever sobre o lado sagrado do sexo, é preciso entender por que ele foi tão profanado.

Na ficção, Maria é nordestina e teve uma adolescência pontuada por frustrações no sertão. Poderia se casar, caso quisesse, mas prefere antes conhecer o Rio de Janeiro.

Na praia de Copacabana, ela desperta a atenção de um empresário suíço, que logo a convida a acompanhá-lo à Europa, com promessas de transformá-la numa estrela muito bem remunerada, sem saber que estaria assinando um contrato para ser dançarina em uma boate e que a levaria a se tornar prostituta.

A trajetória, considerada pelo autor como a de muitas mulheres pelo mundo, fala de amadurecimento precoce e distância da felicidade.

O autor nega que o livro seja a história de uma prostituta. Para ele, a obra vai além. Tenta mostrar as experiências que ela teve no exterior e faz uma abordagem do sexo em relação à religião. "Os evangelhos e todos os textos sagrados de todas as religiões foram escritos no exílio, em busca da compreensão de Deus (...) - é nesse momento que os livros são escritos, os quadros pintados, porque não queremos e não podemos esquecer quem somos", diz a personagem em seu diário, descrito no livro.

"Onze Minutos" (256 páginas)
Autor: Paulo Coelho
Lançamento: hoje, nas livrarias
Preço sugerido: R$ 29,50

Leia mais
  • Leia trecho de "Onze Minutos", o novo livro de Paulo Coelho

    Envie esta páginaEnvie esta página

  • Notícias >